Perito Avaliador de Imóveis

 

A avaliação de imóveis é uma tarefa complexa que, se for feita de forma errada, pode trazer grandes prejuízos para os envolvidos na transação imobiliária, que pode ser uma operação de compra e venda, partilha de imóvel, garantia bancária, reavaliação de ativos, etc.

O Perito Avaliador de Imóveis é o único profissional capacitado para esta tarefa, pois possui os conhecimentos técnicos e científicos necessários para fazer uma avaliação de mercado fiel e com total imparcialidade.


Como é feita a avaliação por um Perito Avaliador de Imóveis ?

Para avaliar um imóvel, o Perito Avaliador de Imóveis deve seguir os procedimentos e metodologias dispostos na Norma da ABNT NBR 14.653, que é a norma que determinada como um imóvel deve ser avaliado no Brasil.

Segundo esta norma, para se fazer uma avaliação de imóveis fiel e “a valor de mercado” é necessário inicialmente escolher amostras de imóveis semelhantes ao imóvel avaliando para então poder homogeneizar estas amostras e fazer os cálculos necessários para se chegar ao valor de avaliação.

A homogeneização das amostras é necessária porque, apesar de parecidos, os imóveis possuem diferentes área de terreno, área de construção, idade e estado de conservação das benfeitorias, padrão construtivo, etc.

A homogeneização consiste em aplicar os fatores de homogeneização de forma a colocar estas amostras em uma “mesma base” de cálculo para que, então, seja determinado o valor de avaliação do imóvel pretendido.


Qual a diferença entre a avaliação de imóveis feita por um Perito Avaliador de Imóveis e a avaliação feita por um corretor de imóveis ?

Há basicamente duas diferenças entre a avaliação feita por um perito avaliador de imóveis e um corretor de imóveis comum.

A primeira delas é a imparcialidade. O perito avaliador de imóveis avalia um imóvel de forma técnica e imparcial, sem interesse algum na comercialização do imóvel. Já o corretor de imóveis geralmente tem interesse em captar o imóvel do cliente para poder receber uma comissão sobre sua venda e isto pode influenciar na avaliação.

A segunda diferença é quanto a metodologia utilizada na avaliação do imóvel. O corretor de imóveis avalia o bem de forma “expedita”, no sentimento, de forma mais subjetiva; em geral ele faz uma média de valor de m2 da região e multiplica pela área útil do imóvel, o que pode chegar a um valor bem distorcido do real, visto que os imóveis possuem tamanho de terreno, área de construção, idade das benfeitorias, padrão construtivo e estado de conservação das benfeitorias diferentes.

Já o perito avaliador de imóveis avalia de forma técnica, aplicando os procedimentos técnicos e científicos dispostos na norma da ABNT NBR 14.653, que é a norma que determina como deve ser avaliado um imóvel em todo o Brasil.


Para Que Serve o Laudo Pericial de Avaliação?

Em diversas situações é exigido um laudo pericial ou parecer técnico de avaliação mercadológica. Este documento não se limita a facultar a indicar o valor do imóvel, mas também inclui os dados que foram analisados para chegar ao valor final.

Para elaborar um parecer técnico de avaliação mercadológica, o especialista em avaliação imobiliária faz um cálculo preciso que leva em consideração aspetos, como a informação estrutural, fatores de mobilidade urbana, tipos de infraestruturas existentes na vizinhança, e o valor de imóveis similares.

Normalmente essa avaliação é feita através da comparação, ou seja, o perito avaliador de imóveis compara os imóveis do mesmo tipo que o seu, dentro da mesma região, e faz uma avaliação comparativa de acordo com os valores dos outros imóveis.

Depois fazem-se ajustes de acordo com a condição do imóvel, assim como a proximidade dos serviços, que tem especial relevância no que toca ao preço dos imóveis.

Depois de reunir toda essa informação, o perito avaliador de imóveis vai determinar qual o valor mais adequado para o imóvel, sempre seguindo os procedimentos e metodologias da Norma da ABNT NBR 14.653.

Confie Apenas Em Um Especialista Legítimo

O perito avaliador de imóveis oficial deve ser diplomado em gestão imobiliária, ou ter-se tornado especialista em avaliação imobiliária através do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).

Se precisa de um parecer legal, ou se quer uma avaliação correta do seu imóvel, deve procurar por este tipo de profissional, que pode dar-lhe um valor real e fiel aos valores do mercado imobiliário atual, tendo em conta todas as flutuações do mercado, e variações de preço que temos vindo a assistir.

Comentários